A Fimec é a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local, sendo a maior da América Latina. A 43ª edição acontecerá de 26 a 28 de fevereiro de 2019, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, no Brasil. Uma das novidades será o Curtume 4.0, iniciativa inédita que permitirá aos visitantes de diversos países a visualização da operação de um curtume durante a feira.
O Curtume 4.0 vai concentrar o que há de mais moderno e avançado para a indústria do couro, permitindo ao visitante da feira a experiência de visualizar as tecnologias e analisar todas as variáveis que compõem o processo. Essa oportunidade facilitará a análise para possíveis investimentos e implementações, a fim de melhorar o processo produtivo e os negócios, eliminando desperdícios e gerando maior rentabilidade.
A ideia de inserir o espaço na Fimec surgiu a partir de um debate entre um grupo de empresários fabricantes de máquinas associados à Abrameq, levando em consideração a relevância do setor curtumeiro a nível mundial. O Curtume 4.0 proporcionará aos visitantes uma visão clara do processo produtivo e a correta adequação das máquinas. Os conceitos e inovações apresentados poderão ser utilizados em todos os curtumes, independente do tamanho. Para os expositores, será mais uma forma de apresentar as novas tecnologias aos visitantes.
Outro diferencial da Fimec é a Fábrica Conceito, um espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. Em sua última edição, a Fimec reuniu mais de 500 expositores com público profissional e qualificado, de mais de 37 países, sendo 14 da América Latina. Uma das novidades deste ano foi o Fórum Fimec, que devido ao sucesso já está confirmado para a edição de 2019. A atividade busca gerar conhecimento sobre novas tecnologias, negócios e inovação, trazendo profissionais renomados a nível nacional e internacional.
Fonte: Fimec