O Anuário Mundial de Calçado 2020 foi divulgado e nele encontramos um dado muito importante para o setor calçadista: os índices de exportação de sapatos brasileiros.
Apesar de ter sido a fonte de exportação de quase dois a cada três pares exportados em 2019, a China vem diminuindo a sua participação de mercado nos últimos anos. Desde 2010, o país perdeu 7 pontos no ranking e sua capital, Hong Kong, caiu da 3ª para a 15ª posição entre os exportadores. No mesmo período, o Vietnã duplicou sua participação enquanto Índia e Turquia assumiram as 5ª e 6ª posição no ranking, respectivamente.
Quando o assunto é exportação, a empresa brasileira que assume a liderança é a Alpargatas com U$ 715.5 milhões de dólares em negócio e 17,3 mil colaboradores, seguida pela Grendene que possui U$ 486.3 milhões e 14,6 mil funcionários. Completam o Top 05 da lista: N2C.Com Internet com U$ 446.3 milhões; Arezzo com U$ 328.5 milhões; e Dass Nordeste Calçados com U$ 241.7 milhões.
Boa notícia: apesar das restrições impostas pelo Covid-19 que causaram retrações nas vendas diretas ao exterior em relação ao ano anterior, a Vulcabrás Azaleia retomou a comercialização de calçados esportivos para a Argentina. Com essa conquista, a empresa obteve um crescimento de volume nessa categoria quando comparado a mesma temporada de 2019.