Desde 1984 junto com você e sua empresa no mercado de atacado de metais para calçados.
MENU
Limpar Imprimir catálogo
voltar
voltar
anterior
anterior
próxima
próxima

Quais são as partes do tênis?

28/07/2022

Cada uma das partes do calçado possui uma função que proporciona benefícios funcionais a qualquer modelo esportivo ou casual. Saiba quais são elas:

- Cabedal: a parte de cima do tênis, que cobre o pé. Serve para dar suporte, conforto e estilo. A variedade de materiais usados na sua montagem influencia muito no peso, na resistência e na transpiração do modelo.

 

- Palmilha: as adaptadas ajudam quem apresenta desnível entre as pernas. Proporciona suporte e conforto ao usuário. Algumas palmilhas até absorvem parte da umidade da planta do pé ou ajudam na absorção do impacto. É o local sobre o qual o pé repousa.

 

- Biqueira: a parte frontal do calçado esportivo e pode ser chanfrado ou arredondado. O primeiro é mais indicado para os esportes de movimentos repetitivos, como corrida e caminhada, pois ajuda na flexibilidade dos movimentos. Já o bico arredondado serve para esportes com constantes mudanças de movimentos como futebol, basquete, handebol e tênis.

 

- Cadarço: componente que precisa ser passado de dentro para fora até o último ilhós do tênis. Dessa forma, proporciona um maior conforto, ajuste e o principal: segurará o tornozelo, reduzindo o risco de lesões.

 

- Língua: auxilia no conforto e na flexibilidade do tênis.

 

- Drop: a diferença de altura entre a base do calcanhar e a planta do pé, ou seja, o "salto" do tênis. Quanto menor, mais se parece com a pisada natural.

 

- Contraforte: contorna o calcanhar e ajuda a manter o pé centrado e estável. Também reduz o risco de torções no tornozelo.


- Entressola: define o nível de amortecimento de um tênis esportivo, pois é onde se encontram os componentes tecnológicos do sistema de absorção de impacto. Pode estar localizado na parte posterior, na frente ou em ambas as partes da entressola.

- Solado: também chamado de sola, dá tração e tem papel muito importante na flexibilidade e peso do tênis. Existem dois tipos: o rugoso (com solado mais alto e reforçado) para corridas em terrenos com pedras, grama ou areia, e o semirrugoso para corridas em ruas ou pistas, feito com borrachas tecnológicas que garantem mais leveza, aderência e durabilidade.